1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gestor do BPN dava 30% de juro

O antigo gerente do balcão das Amoreiras, em Lisboa, terá lesado o Banco Português de Negócios (BPN) em cerca de dez milhões de euros, através de um modelo de financiamento paralelo com um grupo restrito de clientes do banco.
Ao que o CM apurou junto de fonte conhecedora do caso, José Manuel Gama Pereira, que está desaparecido do País desde o início do ano, prometia desde 1999 juros anuais de 30% a meia dúzia de clientes seleccionados, que cediam os seus depósitos para que o gestor fizesse aplicações do dinheiro em investimentos pessoais.

'Ele tinha necessidade de liquidez e criou um banco dentro do próprio banco, explicou fonte próxima do caso. Na prática, o bancário captava poupanças para aquele balcão e no final do ano repartia os 30% dos juros entre si e os clientes que tinham cedido o dinheiro: 20% eram para o cliente e os restantes 10% para o gestor.
Dos dez milhões desviados com este esquema, pelo menos sete milhões envolvem apenas três clientes; pai e filha e um amigo de ambos.
Trata-se de um processo que os responsáveis do BPN classificam como de “muito difícil” resolução, em virtude do conluio existente entre clientes e gestor.
O esquema só foi descoberto quando, muitos anos mais tarde, a captação de depósitos deixou de ser suficiente para pagar o valor necessário ao reembolso dos juros. Isto terá levado o ex-gerente a desviar dinheiro da conta de outros clientes que estavam fora daquele mecanismo. Ainda assim, muitos clientes só se aperceberam muito mais tarde que lhes tinha tirado dinheiro das contas.
Quando Teixeira dos Santos anunciou a nacionalização do BPN, foram muitos os depositários que acorreram aos balcões para levantar o seu dinheiro. Foi nessa altura que a administração liderada por Francisco Bandeira se apercebeu do desfalque e do ‘esquema’ construído pelo gestor do balcão das Amoreiras. Na sequência disto, foi desencadeada uma auditoria interna ao balcão.
VICE-PRESIDENTE DO BENFICA LESADO EM 900 MIL EUROS
Mário Dias, vice-presidente do Benfica, foi um dos clientes do balcão do BPN das Amoreiras que terá sido lesado pelo antigo gestor de conta, Gama Pereira. Mário Dias terá ficado sem cerca de 900 mil euros na sua conta bancária. Quando foi denunciado o caso pelo CM, o dirigente benfiquista confirmou ao nosso jornal que ia avançar com uma acção judicial contra o bancário. Já um dos donos da Ávila Motor, firma do ramo automóvel sedeada em Lisboa, terá ficado sem 200 mil euros e um terceiro cliente terá sido lesado em 400 mil euros.
PORMENORES
QUEIXA NO DCIAP
A nova administração do BPN fez uma queixa-crime no Departamento Central de Investigação e Acção Penal contra o seu gestor e contra alguns clientes que estavam em conluio com o funcionário.
DOSSIÊ COMPLICADO
A resolução do processo das Amoreiras é difícil pelas ligações existentes entre clientes e gestor. A consultora Delloite deixou claro que era necessário provisionar o buraco de dez milhões.

Diana Ramos/ Miguel Alexandre Ganhão

Sem comentários:

IP