1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Medicamento para hipertensão pode ser eficaz contra a esclerose múltipla

 Fármaco contra a hipertensão seria eficaz para tratar a esclerose múltipla e impedir ou até reverter as paralisias resultantes, diz estudo com ratos de laboratório.
Os investigadores, da Faculdade de Medicina de Stanford, Estados Unidos, provocaram lesões cerebrais nos animais similares às responsáveis pela esclerose múltipla nos humanos. Alguns ratos foram em seguida tratados com lisinopril, um medicamento genérico para a hipertensão desenvolvido pela empresa farmacêutica norte-americana Merck e comercializado como Prinivil.

 Os ratos que receberam o medicamento produziram uma grande quantidade de células imunológicas denominadas linfócitos T. Essas células impedem nos ratos de laboratório e nos humanos as doenças auto-imunes nas quais o sistema imunitário ataca células e tecidos saudáveis do organismo.

 Os animais tratados com lisinopril não desenvolveram os sintomas da doença, enquanto os já paralisados tiveram um rápido desaparecimento de sua paralisia, explicou o principal autor do estudo, o professor de neurologia Lawrence Steinman.

 Segundo Steinman, os resultados desta pesquisa, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, levam a crer que o lisinopril poderia ter o mesmo efeito em pessoas com esclerose múltipla ou, inclusive, que sofrem de outras doenças auto-imunes.

   

Sem comentários:

IP