1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

sábado, 22 de agosto de 2009

Estudo relaciona ressonar alto a maior risco de morte

Indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm um risco 50% maior de morrer antes de alguém da mesma idade que não sofre dessa condição.
Esta é a conclusão de um estudo da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que relacionou sintomas como ressonar alto e sono difícil a uma menor expectativa de vida.

Entre homens de 40 a 70 anos, o aumento do risco é ainda maior: esses sintomas podem indicar o dobro de risco de uma morte prematura para a mesma faixa de idade, afirmaram os investigadores.

O estudo, publicado na revista científica online Public Library of Science (PLoS), acompanhou mais de 6.400 homens e mulheres durante oito anos.

Estudos anteriores já apontavam uma relação entre o ressonar alto, principal evidência das chamadas apneia e hipopneia - o fechamento total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, respectivamente -, e a redução da expectativa de vida, sobretudo por razões cardíacas. No entanto, este é o primeiro grande estudo a estabelecer esta conexão.

Para o coordenador do estudo, Naresh Punjabi, o tema é "sério" e requer mais pesquisas para explorar a relação entre as doenças cardiovasculares e os problemas de sono.

"Essas conclusões sugerem a realização de testes clínicos para avaliar se um tratamento pode reduzir o elevado risco de morte que parece estar associado a esta disfunção comum", afirmou.

Segundo os investigadores, um em cada quatro homens e uma em cada dez mulheres têm problemas em respirar quando dormem, em casos que na maioria das vezes não são diagnosticados.

O bloqueio das vias respiratórias normalmente ocorre por conta do relaxamento da musculatura do palato superior, mas, em alguns casos, pode estar ligado a razões de anatomia.

Nos casos de apneia (ressonar não é necessariamente sempre um sinal de apneia do sono), o tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como perder de peso - já que o excesso de gordura ao redor do pescoço favorece o bloqueio das vias respiratórias na região - e deixar de fumar.

Sem comentários:

IP