1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Criminosos utilizam redes sociais à procura de vítimas

Sites como o Facebook ou o Twitter estão a ser utilizados por criminosos para conhecerem melhor as suas futuras vítimas, alerta uma seguradora
 Estudo revela que 92 por cento dos utilizadores do Twitter revelam informação pessoal no serviço

 O alerta foi feito pela seguradora britânica Legal & General, que apresentou um estudo onde revela que a maioria dos utilizadores daqueles sites tende a aceita amigos que na realidade não conhece.

 A empresa ficou surpreendida com os resultados do estudo, através do qual enviou pedidos de amizade para contas do Facebook e para seguir contas do Twitter a 100 utilizadores de forma aleatória.

 Destes pedidos, foram aceites 13 por cento por parte dos membros da rede social e por 92 por cento dos utilizadores do serviço de micro blogues.

 No mesmo estudo a seguradora apresenta os resultados de um inquérito a mais de 2 mil pessoas, onde mais de 30 por cento dos inquiridos admitiu que disponibilizava nestes sites informação pessoal ou sobre quando ia de férias.

 «Além de descobrirmos que há uma proporção alarmante de utilizadores que estão dispostos a ser amigos on-line de pessoas que não conhecem, este estudo indica um sério risco para a segurança da casa e dos seus conteúdos», defende a empresa em comunicado.

 O estudo cita ainda um antigo criminoso britânico, que trabalha com a BBC num programa de televisão, que revelou que muitos criminosos já estão a utilizar este tipo de sites para criarem listas de possíveis vítimas.

Fonte desconhecida

Sem comentários:

IP