1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aventura na praia

 

Ir a praia pode ser uma grande aventura. Sim, sim… uma aventura. Aventura porque uma ida a praia da Figueira da Foz, (praia que eu adoro) em dia de vento é de loucos.

Cheguei a praia por volta das 9.30, estava um tempo agradavel. Peguei no chapéu de simagesol, no guarda sol em formato de meio iglo (não sei como é que aquilo se chama), que a minha Maria tinha ido comprar na véspera, na mala térmica e bute para a praia. Montei o estaminé, pus o protector, estico a toalha, saco o jornal “a bola”, a 1ª pág. como não podia deixar de ser, é o estado de graça do Benfica. Ganharam a Champions e eu não sei?? … e deitei-me finalmente a ler o jornal. Passado um minuto parecia “o diabo”. Se estava a janela aberta, deixaram a porta escancarada. Levantou-se uma ventania de tal ordem, só visto. A barraca parecia um cavalo a ser domado. O chapéu virava as abaspara cima. Eu no desespero de tentar segurar a tralha, fechei o jornal, deixei-o em cima da toalha e tentei enterrar mais o chapéu e cheguei mais areia na parte de trás da barraca. Quando consegui que aquilo não levanta-se voo, respirei de alivio e… bem, só vejo folhas de jornal pelo ar. O que é que eu fiz? Dei em correr atrás da porcaria do jornal. Não pelo valor dele, mas porque estava toda a gente a olhar e eu tive vergonha por estar a conspurcar o areal. Tive a ajuda de duas pessoas que conseguiram deitar a mão a algumas folhas. Quando tinha reunido todas as folhas, vejo o chapéu de sol a passar por mim a alta velocidade. Só visto, passei-me. Fui buscar o chapéu, fechei-o peguei na tralha e vim para casa.
Quando cheguei a casa estava mais partido, que um dia inteiro a trabalhar.
Fónix para a porra do vento                                                                

Sem comentários:

IP