1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

domingo, 13 de setembro de 2009

Dói-lhe a cabeça? Diga asneiras que passa

Um estudo da Escola de Psicologia da Universidade Keele, na Inglaterra, publicado pela revista NeuroReport, revelou que dizer palavrões pode ajudar a diminuir a sensação de dor física.

Segundo a BBC Brasil, o estudo, dirigido pelo psicólogo Richard Stephens, foi feito com 64 voluntários que colocaram as mãos dentro de baldes de água cheios de gelo, enquanto diziam uma asneira à sua escolha. Na segunda parte do teste, os voluntários repetiram a experiência, mas em vez do palavrão tinham que escolher uma palavra usada normalmente para descrever uma mesa.
Segundo os resultados, os voluntários suportavam mais 40 segundos quando diziam palavrões e também sentiam menos dor.
No entanto, o ritmo cardíaco aumentava na primeira fase do teste. Os cientistas acreditam que esse facto se deve ao aumento da agressividade, o que por sua vez, diminuía a sensação de dor.
«O uso dos palavrões existe há séculos e é quase um fenómeno linguístico humano universal», afirmou Stephens.
Dizer palavrões não provoca apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física, o que pode explicar porque é que «o uso dos palavrões» persiste.
«Os palavrões mexem com o centro emocional do cérebro e parece crescer no lado direito do cérebro, enquanto que a maior parte da produção linguística ocorre do lado esquerdo. A nossa pesquisa mostra uma potencial razão para o aparecimento dos palavrões, e porque é que eles persistem até hoje», referiu o psicólogo.

Sem comentários:

IP