1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Café – benéfico ou perigoso?

É uma das bebidas preferidas pelos portugueses, mas será que é prejudicial à nossa saúde? Aprenda a desfrutar do café com conta, peso e medida.

Como quase tudo, o café tem vantagens e desvantagens para a saúde. Especialmente a pensar nas apreciadoras desta bebida, reunimos alguns dos factos que todos os consumidores de café devem conhecer.

Os estudos e as opiniões continuam a dividir-se mas a verdade é que cada vez são mais as razões que levam os cientistas a acreditar que o café tem bastantes mais vantagens para a nossa saúde do que desvantagens. Isto apesar de não poder substituir líquidos como o leite, uma fonte de energia rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. São também muitas as análises que defendem que, se ingerido regularmente e em pequenas quantidades, o café pode ajudar a prevenir doenças como o cancro do cólon e que, se consumido em grandes quantidades, pode evitar o surgimento da diabetes.

A demonstrar que as vantagens do café vão muito além do seu poder enérgico, são várias as descobertas que indicam que esta bebida pode reduzir a probabilidade da ocorrência da doença de Parkinson, bem como do aparecimento de pedras nos rins e até mesmo ajudar no controlo de ataques de asma.

No entanto, o consumo do café não substitui uma alimentação saudável e variada e deve ser regulado. Apesar de rico em antioxidantes, o café também é rico em cafeína, cujo abuso pode causar dores de cabeça, ansiedade, insónia, náuseas, problemas gastrointestinais, entre outros. A palavra de ordem é moderação.

Fonte desconhecida

Sem comentários:

IP