1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.


Constituição da República Portuguesa, Artigo 37º

quinta-feira, 4 de março de 2010

Criança desaparecida no rio Tua em Mirandela

Na passada terça-feira,   uma criança de 12 anos que frequentava a  Escola Básica 2,3 Luciano Cordeiro, em Mirandela, desapareceu no rio Tua. O caso foi associado a uma alegada situação de bullying, na instituição escolar, não confirmada pelas autoridades, que acreditam na possibilidade de acidente.
Ao que parece a criança já tinha sido hospitalizada algum tempo antes, vitima de maus tratos por parte de crianças da mesma Escola.
Eu não sou Psiquiatra, Psicólogo, Professor, nem tenho qualquer formação para compreender comportamentos.
Mas, uma coisa me está a intrigar, será que aquela criança não tinha atitudes esquisitas?, O comportamento dele era igual aos dos outros meninos?, Os professores nunca notaram que algo estaria diferente com a criança?, esta escola não tinha Psicólogo?. Os pais nunca detectaram nada?, ouvi comentar, não li, que os pais tinham problemas de álcool. Triste sina desta criança. Eu, tenho uma filha e como tento ser  atento a tudo o que se passa com ela, porque, é por demais óbvio que uma criança quando não está bem, nota-se no comportamento.
O que me perturba mais no meio disto tudo, que raio de formação é que estão a dar as nossas crianças?, que profissionais (Professores, Auxiliares de Acção Educativa, Seguranças) é que temos nas nossas escolas?
Uma criança com uma vida pela frente, não devia ter passado por isto. È de lamentar.

Sem comentários:

IP